quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Saúde do Beija-flor

Transcrevo conforme recebi:

-------------------------------------------------

“Esta foto foi tirada no Parque das Águas em São Lourenço, MG. Peguei este beija-flor dentro do balneário, pois estava caído e não conseguia sair... É um espetáculo, parece um chumaçinho de algodão de tão leve.”

É comum, quando gostamos de passáros, especialmente beija-flores, colocarmos água com açúcar em bebedouros à disposição deles. Entretanto, saibam que ISSO MATA O BICHINHO!

Explicando melhor: o açúcar, em contato com a água, forma um ambiente propício à proliferação de um fungo que provoca uma doença no biquinho do beija- flor, semelhante a um câncer. A saída é comprar Thrill ou assemelhados, como o Néctar, que são vendidos nos supermercados e já vêm adoçados sem adição de açúcar, garantindo, desta forma, a saúde do bichinho!

O pacote custa uns sete reais e dura 2 ou 3 semanas, dependendo da quantidade de bebedouros que você tiver e das visitas que receber. Além do mais, você pode deixar a solução lá por 5 dias sem problemas, enquanto que a água com açúcar tem que ser trocada diariamente e o bebedouro deve ser fervido em água fervente para ficar muito bem limpo e evitar o aparecimento de fungos que possam matar o beija- flor.

O mais impressionante é que (quase) NINGUÉM SABE disso. Então, se você também gosta desses bichinhos, divulgue essas informações, pois é muito triste sabermos que as pessoas que gostam de cuidar de beija-flores podem acabar provocando suas mortes e nunca vão saber que eles morreram com o "veneno" que lhes foi dado com tanta boa vontade.”

-------------------------------------------------

- Brigado, Delza!

- I bibida prus músicus

11 comentários:

Arthur disse...

Gosto muito de beija flor,aqui onde moro tem várias espécies, tento não deixar a água com açucar mais que um dia, aliás, não dá tempo de passar, são muitos os visitantes, tem um que eu acho que lindo ele é preto e branco, estou tentando pegar um ângulo bom pra postar na net sou viciada na beleza deles!

Marcelo disse...

Acredito que devemos evitar dar açúcar de toda forma a estes bichinhos e até nós mesmos evitarmos de consumir mais este mal alimentar. Quem sabe colocar um pouco de mel para eles fique bom. Abraço!

Norival R. Duarte disse...

Oi, Leide!

Desculpe o atrazo em responder ao seu comentário, pelo qual agradeço e que passou a fazer parte da minha postagem.

Quando conseguir fotografar o seu beija-flor, veja se consegue me mandar uma cópia da foto para mim, por email.

Grande abraço e volte sempre!

Norival R. Duarte disse...

Salve, Marcelo!

Sugestão anotada!

Obrigado pela visita ao meu blog.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Cara veja o seginte:
estou fazendo um bebedouro para beija-flor com uma garrafa de veja:( http://www.matrizdesenho.com.br/media/22/Veja04.jpg )
parecida a garrafa.
ela esta com cheiro forte entao deixei de molho.
Queria saber se ao invez de botar Thrill poderia botar somente água.
Pode ser ?

Norival R. Duarte disse...

Caro amigo Anônimo:

Lamento não poder ajudá-lo, já que não sou médico veterinário e não crio passarinhos enjaulados. Gosto apenas de admirá-los voando e cantando.

Grande abraço.

Monalice disse...

Nossa... não sabia disso e acho que muita gente faz isso por boa vontade msm sem saber que estão prejudicando os bichinhos.
Obrigada pela informação!
Vou divulgar no meu facebook! :)
Bjs

Norival R. Duarte disse...

Isso mesmo, Monalice! Divulgue à vontade!

Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário deixado nele. Volte sempre!

Aproveite e conheça meus outros dois blogs, o Norrival e o Janelas, portas e afins, cujos links estão no topo da minha sidebar!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Como é possivel pegar um beija flor se ele é agil,e nós mal conseguimos chegar perto qual foi seu metodo para pegar um beija flor.

Norival R. Duarte disse...

Salve Anônimo de 13.10.2011!

O texto dessa postagem não é de minha autoria, conforme digo no seu início. E como o beija-flor foi pego também está explicado na mesma.

Grande abraço.

Lylla Cristal e Juliéte disse...

Amo beija-flor. Não dou água nem açúcar,sei que faz mal, mas eu tenho um jeito super legal e saudável de atraí-los: deixe sua janela ou jardim cheio de flores, regue bem, deixe elas bem bonitas. Em breve um desses lindinhos irá te fazer uma visita.